Na última terça-feira (2), o governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei 485/2024, que institui e inclui o Dia da Paridade de Gênero no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, a ser celebrado anualmente em 3 de julho. A iniciativa, de autoria da deputada Jaqueline Silva (MDB), tem como objetivo principal incentivar ações voltadas para a igualdade de oportunidades e remuneração para mulheres no mercado de trabalho.
Segundo a parlamentar, a Lei contribuirá significativamente para reduzir os desafios enfrentados pela população feminina em diferentes áreas de ocupação, especialmente no que diz respeito à disparidade salarial entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções. Jaqueline Silva destaca que a comemoração da data também destaca a necessidade de incentivar a participação das mulheres no desenvolvimento econômico do Distrito Federal.
“A paridade de gênero avançou consideravelmente nos últimos anos. Podemos observar um aumento no número de mulheres ocupando cargos em universidades, na política, em áreas do direito, medicina e também no empreendedorismo”, observa Jaqueline.
“Este projeto de lei tem como objetivo garantir a igualdade de representação entre homens e mulheres em todas as áreas”, enfatiza a deputada.