(Brasília, 18/03/2021) No último sábado (13), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) completou 54 anos de criação. A autarquia é vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e foi criada por meio do Decreto-Lei nº 315, de 13 de março de 1967, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito viário à sociedade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
O diretor-geral do Departamento, Zélio Maia, ressalta que, nesses 54 anos de existência, o Detran teve muitos ganhos ao longo dos anos, mas foi a partir de 2020 a grande transformação tecnológica. “Esse desenvolvimento trouxe melhorias para o atendimento aos usuários, que antes esperavam até 5h nas filas para realização de serviços simples”, lembra Maia.
“Agora com o aplicativo Detran Digital, em poucos cliques, o proprietário consegue alterar o endereço de seu veículo, solicitar a reposição ou conversão de placa e, ainda, converter uma multa em advertência”, completa o diretor. Outras mudanças ocorreram também na parte de infraestrutura, como a remoção de veículos com restrição judicial da área do Parque Burle Marx, implantação do projeto Táxigov e os primeiros passos para a realização de novos concursos.
Mas nestes 54 anos, algo que não mudou foi o respeito ao pedestre na faixa.
Atualmente, o Detran conta com uma força de trabalho de 1.298 servidores. Ao todo, são 13 unidades localizadas em diversas regiões administrativas, como: Brazlândia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas e outras. Além dos postos de atendimento, o Detran também presta serviço nas seis unidades do Na Hora.
Em 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança, as ações educativas do Departamento alcançaram 125.517 pessoas, considerando cursos, palestras, programas e ações educativas. Ademais, o Detran realizou 724.460 atendimentos ao público, 198.638 vistorias, 40.162 bancas teóricas e 30.984 exames práticos de direção veicular, mesmo com as atividades suspensas nos meses de março, abril e maio.