O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou dados preliminares nesta terça-feira (2) revelando a autuação de 129 motoristas durante a Operação Boas Festas, realizada entre a noite de 29 de dezembro e a madrugada de hoje. As infrações incluíram embriaguez ao volante e recusa ao teste do etilômetro.
Durante a operação, os agentes de trânsito flagraram diversas outras infrações, como 50 condutores dirigindo sem habilitação, 24 sem o uso do cinto de segurança, 68 utilizando ou segurando o celular enquanto dirigiam, e 12 motocicletas com escapamentos irregulares. Um total de 49 veículos e motocicletas foram encaminhados aos depósitos da autarquia.
A presença dos agentes nas vias durante o período festivo tem como objetivo evitar acidentes graves e mortes no trânsito, especialmente devido à imprudência de alguns condutores. O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias Silva, ressaltou a importância da intensificação dessas ações até o próximo final de semana, dada a persistência de pessoas em dirigir após consumir bebidas alcoólicas durante o recesso.
A Operação Boas Festas, lançada em 30 de novembro, continuará até 7 de janeiro, com um total de 1.330 ações programadas de fiscalização. O foco principal é garantir a segurança viária durante as festividades, especialmente no combate aos motoristas sob influência de álcool, um dos principais fatores de risco para acidentes fatais.
Clever de Farias Silva observou que, apesar do aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades, as ações de fiscalização são cruciais para minimizar os riscos à população. Ele destacou que as pessoas têm adquirido consciência, utilizando medidas como o “amigo da vez” e o motorista por aplicativo, contribuindo para a redução do hábito de beber e dirigir.