A governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão, expressou sua profunda consternação diante das chocantes imagens que mostraram o policial civil Rodrigo Rodrigues Dias agredindo uma mulher e disparando contra uma delegada que tentou intervir, no incidente ocorrido em um bar em Vicente Pires.
No exercício de suas funções, Celina Leão telefonou para a delegada Karen Langkammer, manifestando solidariedade pelo ocorrido. Karen, ferida no pé pelo disparo, pertence à mesma corporação do agressor.
Em declaração ao Radar DF nesta sexta-feira (28), Celina Leão afirmou ter exigido o imediato afastamento de Rodrigo Rodrigues Dias e a abertura de um processo disciplinar. Ela destacou firmemente: “Não podemos tolerar agressores de mulheres em nossas forças de segurança. Eles não têm lugar como servidores públicos. Essas pessoas não devem portar armas.”
A governadora reforçou o compromisso do governo do DF em não minimizar agressões contra mulheres por servidores públicos, enfatizando a gravidade do incidente: “Ao assistir aquelas imagens gravadas em vídeo, é evidente que essas mulheres poderiam ter perdido suas vidas. Foi um ato de Deus que cuidou delas.”
Celina Leão elogiou a coragem da delegada Karen, citando-a como exemplo, afirmando que ela arriscou sua própria vida para proteger a vítima. De forma incisiva, criticou a prática de apenas registrar boletins de ocorrência em casos como esse, pedindo uma mudança efetiva diante do histórico de violência do policial: “Esse policial já possui cinco BOs registrados, um histórico de violência contra a mulher. Mesmo persistindo em agredir suas vítimas, o máximo que acontece, se condenado, é receber uma pena ínfima. Isso precisa mudar”, enfatizou Celina Leão.