A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está empenhada em aprimorar a qualidade do atendimento aos beneficiários do Cartão Prato Cheio, que recebem cestas verdes e cestas básicas de alimentos. Para isso, estão sendo realizadas capacitações bimestrais com os motoristas das empresas terceirizadas parceiras da Sedes que fazem a entrega dessas cestas. O objetivo é sensibilizar esses profissionais para que prestem um atendimento ágil, cordial e seguro durante as entregas. Além disso, as capacitações incluem simulações práticas e abordam temas como gentileza, empatia e segurança no momento da entrega.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, essa iniciativa visa garantir que os beneficiários se sintam bem e recebam um atendimento de qualidade. Atualmente, são entregues cerca de nove mil cestas verdes mensalmente, e desde janeiro, as empresas contratadas pela Sedes têm realizado agendamentos prévios via telefone ou WhatsApp com os beneficiários para garantir a eficiência das entregas. As capacitações têm recebido um feedback positivo por parte dos motoristas, que demonstram interesse em aprimorar suas habilidades e garantir a higienização adequada dos veículos para evitar contaminação dos alimentos.
O programa Cesta Verde, que complementa o Cartão Prato Cheio e a Cesta Emergencial, é uma iniciativa que disponibiliza frutas, verduras e legumes produzidos por agricultores familiares do Distrito Federal e do Entorno. Essa parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e da Agricultura, por meio do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), tem como objetivo promover o acesso a alimentos saudáveis e frescos para os beneficiários do programa Prato Cheio, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada e nutritiva. É importante destacar que a oferta da cesta verde não é obrigatória, e sua disponibilidade pode variar mensalmente, não sendo possível fazer solicitações individuais da cesta verde.