Da música clássica tonal ao atonal, de apresentações dedicadas a obras europeias a peças do repertório latino-americano, de formações sinfônicas a arranjos para música de câmara – a programação de agosto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) chega intensa. O equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) contempla ainda, durante o mês, uma nova edição do tradicional evento Iate in Concert, atividade filantrópica para recolhimento de donativos, e exibições didáticas para estudantes da rede pública do DF.
“Nas atividades do segundo semestre, mantemos a pauta curatorial da diversidade musical e iniciamos agosto com apresentação de repertório totalmente dedicado a novas composições inéditas dentro do Festival de Composições Tonais”, explica o regente da orquestra, Cláudio Cohen. “O objetivo é trazer ao público as ideias musicais de novos compositores da atualidade”, destaca o maestro. Confira a programação completa no final.
Uma dessas novas compositoras é a estadunidense Jessica T. Carter (1992). A violinista e meio-soprano terá sua música Rancor and Triumph, Concerto para Violoncelo, executada pela orquestra, com solo de violoncelo pela musicista Larissa Mattos. Ela fala sobre a peça: “a voz do violoncelo solista carrega uma grande responsabilidade emocional, pois é responsável por transmitir raiva, melancolia e dor experienciadas por parte da sociedade norte-americana em 2016, após a eleição de Donald Trump. O violoncelo representa a voz do americano sub-representado, marginalizado e confuso”.
A artista continua com sua reflexão. “Como mulher e homossexual, vivendo em um mundo machista e patriarcal, sinto que essa obra transmite a voz que muitas vezes preciso suprimir, a raiva que preciso engolir, a dor que preciso esconder. Ao mesmo tempo que transmite esses sentimentos, a obra representa a força da mulher e de nossas ancestrais, que batalharam muito para que hoje possamos nos expressar dessa forma”, discursa a bacharel e mestra pela UFMG, com especializações no exterior, vencedora de competições nacionais (5) e internacionais (3), trabalhos voluntários na América Central e autora de livro sobre duos para viola e violoncelo.
Equador e Itália
Da segunda semana até meados de agosto, a OSTNCS fará um concerto dedicado à música clássica do Equador, com a maestra equatoriana convidada, Lorena Suárez, e duas outras apresentações contemplando repertório italiano consagrado, de Vivaldi (1678-1741, barroco) a Paganini (1782-1840, romântico).
“No Concerto Equatoriano, apresentaremos diversas obras do repertório acadêmico e popular do Equador. Este será um concerto que irá recolher músicas de diferentes regiões e culturas do país. Ouviremos obras que utilizam ritmos tradicionais equatorianos, de compositores como Julio Bueno, Segundo Luis Moreno e Álvaro Manzano, mas também poderemos desfrutar de canções populares em formato sinfônico, como Vasija de Barro, Tú y yo, e Nuestro Juramento.”, informa a regente, que tem formação em violão clássico e piano.
Um dos destaques apontados pelo maestro Cohen no Concerto Italiano é o solo do violinista Giuseppe Gibboni em música do também barroco Giuseppe Tartini (1692-1770).
O concerto do dia 22 trará o criador do dodecafonismo, Arnold Schoenberg (1874-1951), e o ícone do início do período romântico, Jakob Mendelssohn (1809-1847). A regência será do maestro gaúcho convidado Tiago Flores. “Noite Transfigurada é uma obra prima de Schoenberg e uma das obras emblemáticas do expressionismo em Música. Baseado num poema de Richard Dehmel, que lhe serve de inspiração, Schoenberg compõe sobre a influência romântica do século XIX”, explica Flores.
“Mendelssohn compôs a Sinfonia da Reforma em comemoração aos 300 anos da Confissão de Augsburgo [documento na Reforma Protestante]. De família judia convertida ao luteranismo, Mendelssohn ainda jovem decidiu compor uma grande sinfonia para celebrar essas comemorações. Incluiu o hino Deus é Castelo Forte, de Martinho Lutero, e esta tornou-se uma das obras mais executadas de Mendelssohn, por sua beleza e profundidade”, relata Flores, graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos vencedores do concurso “Jovens Regentes” promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
O concerto sinfônico que encerra o mês, a cargo da maestra convidada Mariana Menezes, considerada uma das mais importantes jovens regentes da atualidade, terá como destaque o solista Carlos Eduardo, natural de Goiás, no naipe de violinos desde 2017. Ele atuará no Concerto para Violino e Orquestra nº5, de Mozart (1756-1791, classicismo). Cursou bacharelado em música no instrumento na Federal de Goiás (UFG) e atualmente é mestrando pela UNB. Participou dos principais festivais de música do Brasil. O programa da noite terá também a Sinfonia nº 2 de Johannes Brahms (1833-1897, romantismo).
Programação
1/8
Concerto Contemporâneo
Who We Are (Cody Hutcheson)
Rancor and Triumph Concerto para violoncelo (Jessica Cárter)
Solista- Larissa Mattos (violoncelo)
In Memorian and Celebration (Andelena G.Jackson)
Doina & Dances Overture (Laurence Sherr)
The Timelapse Project: Origins (Jeremy Nathan Tisser & Ashley Tamar Davis
It is, Isn’t It (Isaac Villaroya)
Summer Haze (Jacob Elkin)Beringia – Benjamin Johnston-Urey
Maestro Nayden Todorov
5/8
8º Iate in Concert
Schubert – Ave Maria
Pablo Sarasate – Zigeunerweiser (Arias Ciganas)
A.Vivaldi – Verão 3o. mov.
Wieniavsky- Polonaise
Song for a secret garden
Viva a la vida (Coldplay)
Godfather Them
Ave Maria (Elisa)
Il Mondo (Thiago)
My Way (T)
Parla piu piano (Duet)
Árias Ciganas (E)
Polonaise (E)
Verão (E)
All I ask of you (Duet)
Volare (T)
Besame mucho (T)
Con te partiro (Duet)
Song for a secret garden (E)
Viva la vida (E)
Quizas (Duet)
Piratas do Caribe (E)
Nessun Dorma (Duet)
Elisa Jarvela (Violino)
Thiago Arancam (Tenor)
Maestro Cláudio Cohen
Iate Clube de Brasília
8/8
Concerto Equatoriano
Gonzalo Benítez e Luiz A. Valência – Mosaico Vasija de Barro – La vuelta del chagra
Mosaico de Bombas
Julio Bueno – Andarele
Segundo Luís Moreno – Suite Ecuatoriana no.2 Pasillo; Rondena, Mosaico de Bombas
Álvaro Manzano – Ruminahui Poema Sinfónico
Maestra Lorena Suarez
15/8
Concerto Italiano
Ottorino Respighi – Impressões Brasileiras
Paganini – Concerto para violino e Orquestra no.2 “La Campanella”
O.Respighi – Pinheiros de Roma
Solista – Giuseppe Gibboni (violino)
Maestro Cláudio Cohen
22/8
Arnold Schoenberg – Noite Transfigurada
Felix Mendelssohn – Sinfonia no.5 “A Reforma”
Maestro Tiago Flores
24/8
Concerto Didático
9:00hs – 10:30hs
Ensaio normal 11:00hs
Brahms, Smetana, Mozart
25/8
Concerto Didático
9:00hs – 10:30hs
Ensaio Normal 11:00hs
27/8
Concerto de Câmara OSTNCS
11:00hs
Croacia
Duo Baritono e Piano
Kresimir Strazanac and Kresimir Starcevic
28/8
Concerto Didático
15:00hs
29/8
Concerto Sinfonico
Smetana Ma Vlast (Dos Campos e Bosques da Bohemia)
W.A.Mozart Concerto para violino e orquestra no.5 KV219
Solista Carlos Eduardo
Brahms Sinfonia no.2
Maestra Mariana Menezes
Teatro Plínio Marcos
Espaço Eixo Cultural Ibero-americano, entre o Clube do Choro e a Torre de TV de Brasília – Eixo Monumental
Entrada por ordem de chegada
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: [email protected]