Nesta terça-feira (30), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou a abertura dos trabalhos da 4ª edição da Semana Legislativa pela Mulher, visando melhorar, corrigir e diminuir a desigualdade de gênero na sociedade. A iniciativa promoverá, entre hoje e quinta-feira (1°/06), uma série de ações especiais para conscientizar sobre a importância das mulheres na sociedade e na política. O evento recebeu mais de 160 inscrições e é aberto para a sociedade.
As deputadas em exercício, Dra. Jane (Agir), Jaqueline Silva (Sem partido), Dayse Amarílio (PSB) e Paula Belmonte (Cidadania), receberam a população e deram início à programação. Durante seus discursos, as parlamentares ressaltaram a importância da presença feminina em papéis de destaque na sociedade, como na política, e elogiaram o evento por proporcionar um espaço de interação com as mulheres da sociedade civil. Reconheceram a necessidade de dar voz às mulheres, proporcionando locais de fala para a população feminina.
Além das deputadas, estiveram presentes no evento a secretária da mulher do DF, Giselle Ferreira, e a vice-governadora e ex-deputada distrital Celina Leão. Celina Leão também é co-autora da Lei n° 6.106/2018, que deu existência à sabatina. Durante o evento, ela defendeu a importância dessa Semana Legislativa como um marco para o Parlamento, destacando que é nessa semana que muitas das pautas são movimentadas e as discussões necessárias são realizadas.
Outros órgãos também participarão do evento, como a Procuradoria Especial da Mulher, a Comissão de Direitos Humanos e instituições de ensino superior. Além disso, serão buscadas parcerias com outras unidades internas e órgãos externos para enriquecer as atividades desenvolvidas no projeto. Essas ações visam melhorar as condições e a representatividade das mulheres na sociedade, corrigir desigualdades e diminuir as barreiras que ainda existem em relação ao gênero.
projeto.
A população do DF ainda pode se inscrever e participar dos outros dois dias de evento: https://www.cl.df.gov.br/pelamulher