O governo federal liberou linhas de crédito e condições financeiras especiais para empreendimentos nas cidades do Litoral Norte de São Paulo que foram afetadas pela forte chuva: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
O programa usará recursos do Fungetur e os beneficiários devem ser inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo.
Os recursos, de acordo com a portaria, devem ser operacionalizados por meio de agentes financeiros já credenciados.
A medida foi instituída por meio de uma portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta segunda-feira (27).
Os agentes financeiros credenciados poderão:
- estender os períodos de carência dos financiamentos em curso, bem como a suspensão da amortização, em até 6 (seis) meses, após o fim do Estado de Calamidade Pública, por renegociação
- celebrar novos contratos de financiamento, durante o período de vigência do Estado de Calamidade Pública, nos termos desta portaria
Tragédia no Litoral Norte
A tragédia que devastou o Litoral Norte de São Paulo completou uma semana neste domingo (26). Durante a madrugada do dia 19 de fevereiro, deslizamentos de terra provocados por um temporal histórico causaram mortes e destruição na região.
O temporal causou dezenas de mortes, destruição de casas e bloqueios de rodovias. A cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos de terra e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia.
Outra cidade da região com registro de morte foi Ubatuba, onde uma menina de sete anos morreu após uma pedra de duas toneladas deslizar e atingir o local ela morava.
Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga também sofreram prejuízos e tiveram moradores desabrigados e desalojados, mas nenhuma morte foi registrada.
Fonte: G1