Vigilância Sanitária intima 23 barbearias e restaurantes no DF

Em Saúde/Bem estar por anapaulaDeixe um comentário

Principais irregularidades estavam na higiene e no registro de produtos. Proprietários têm 30 dias para fazer as adequações

 

Tendo em vista as comemorações do Dia dos Pais, no próximo domingo (12/8), a Vigilância Sanitária resolveu intensificar a fiscalização em restaurantes e barbearias do Distrito Federal. O reforço na atuação ocorre desde 23 de julho, com a verificação das condições de higiene, do descarte de material, e da situação de alimentos e bebidas. Até esta quarta-feira (8), foram examinados 90 estabelecimentos, entre restaurantes e barbearias, dos quais 23 receberam intimação.

As irregularidades mais encontradas nos restaurantes foram a falta de higiene e o controle precário de pragas e insetos. Já nas barbearias, o principal problema estava no registro dos produtos cosméticos. Apesar das intimações, André Godoy, gerente da Vigilância, explica que os locais vistoriados não apresentam risco iminente e, portanto, não serão fechados.

Caio Peixoto, inspetor da Vigilância Sanitária, explica que encontrar lugar fora do padrão está menos recorrente. “Nas barbearias e tatuadores, houve uma evolução muito grande nos últimos anos quanto às noções de biossegurança”, afirma. Segundo ele, os proprietários precisam ficar atentos às normas. “A maior preocupação, na verdade, está nos locais clandestinos, mais comuns nas periferias.”

O inspetor e o gerente destacam o surgimento de novos modelos de barbearia, onde há tanto o espaço estético como o de lazer. Nesses casos, é importante que os ambientes estejam delimitados. Não é permitido que a área de manipulação de alimentos seja a mesma dos clientes que realizam tratamentos. “Há menos riscos do que em salões direcionados para o público feminino por causa dos tipos de procedimentos, mas os cuidados são os mesmos. É uma preocupação dos dois lados, de funcionários e clientes. Assim é possível evitar doenças como Hepatite C ou micoses”, relata André Godoy.

A Vigilância Sanitária realizou operações similares em outras datas comemorativas como o Dia das Mães e a Semana Santa.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/
Compartilhar:

Deixe um Comentário