Com 10% de umidade e 31,4 ºC, DF tem dia mais seco de 2018; veja orientações

Em Brasília, Saúde/Bem estar por anapaulaDeixe um comentário

Índice de umidade aproxima o DF de regiões desérticas. Cenário deve se repetir até o fim de semana; saiba como se proteger da estiagem

umidade relativa do ar no Distrito Federal caiu a 10% neste domingo (12) – o menor índice do ano, e um dos menores da história da capital federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em toda a capital, os radares registraram valores entre 10% e 14% à tarde.

Os termômetros nas estações automáticas também mediram a maior temperatura do ano no DF – 31,4 ºC. Há perspectiva de que esse valor cresça nas próximas semanas já que, em outubro do ano passado, a capital registrou o recorde histórico de 37,3 ºC.

Os índices entre 10% e 15% aproximam o DF da umidade registrada no deserto do Saara, na África. Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como “ideal” uma medição de 60%.

Durante o fim de semana, o Inmet chegou a emitir alertas laranja para a região central do Brasil – a mancha inclui DF, Goiás, o centro-sul do Tocantins até o Parque Nacional do Jalapão e o leste de Mato Grosso.

Laranja, ‘quase vermelho’

Por enquanto, o DF está em alerta laranja, que indica perigo à saúde e risco de incêndios florestais. Nesta faixa, o Inmet traça as seguintes recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

No entanto, se os números extremos se repetirem a partir desta segunda-feira (13), o Inmet e a Defesa Civil podem emitir alerta vermelho, referente a uma situação de emergência ou grande perigo.

O alerta vermelho indica que é preciso mudar radicalmente a rotina de escolas, centros de saúde e dos profissionais que trabalham a céu aberto. O Inmet cita “grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Fonte:https://g1.globo.com/df/distrito-federal/
Compartilhar:

Deixe um Comentário