Brasília sedia corrida pela visão

Em Saúde/Bem estar por anapaulaDeixe um comentário

Síndrome do olho seco — Foto: Divulgação

Neste sábado (1º), a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS) convida os brasilienses a participarem da Corrida pela Visão 20/20. A largada é às 7h, no estacionamento 10 do Parque da Cidade.

De acordo com os organizadores, a ação pretende conscientizar sobre a doença do olho seco, bastante comum na capital, principalmente nesta época do ano. Por conta do tempo seco a incidência dos sintomas aumenta em cerca de 50%, dizem os médicos.

O percurso é de cinco quilômetros, com medalhas para todos os participantes e troféus para os três primeiros colocados nas categorias feminino e masculino.

Segundo o médico oftalmologista, Durval Carvalho Jr, o número 20/20 se refere à chamada acuidade visual (AV), relacionada diretamente à qualidade de visão do paciente.

“Quando a AV está em 20/20 significa que o paciente tem excelente visão, nossa principal meta como médicos.”

O que é a síndrome do olho seco?

Síndrome do olho seco é uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas. Entre os principais sintomas estão ressecamento da superfície do olho, vermelhidão, ardor e coceira.

A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura.

A função da lágrima é lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

Programe-se

Corrida pela Visão 20/20

  • Data: 1º de junho
  • Hora: 7h
  • Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade
  • De graça

 G1 DF

Compartilhar:

Deixe um Comentário